O Buffalo AKG Art Museum (anteriormente conhecido como Albright-Knox Art Gallery) anunciou que receberá seus primeiros visitantes em 25 de maio de 2023. Renovado e ampliado, o novo campus projetado por OMA/Shohei Shigematsu em colaboração com Cooper Robertson apresenta um “edifício completamente novo e uma extensa renovação dos blocos existentes”.
Projetado com contribuições substanciais de comunidades de todo o oeste de Nova York e da liderança do museu, o campus se estende “ao lado do amado Parque Delaware projetado por Frederick Law Olmsted”. O campus inclusivo, interativo e poroso compreende 4645 metros quadrados de espaços para exposições, cinco salas de aula com estúdio, um espaço interno de reunião para a comunidade e quase meio hectare de novos espaços verdes públicos.
Localizado no lado norte do terreno, o Edifício Jeffrey E. Gundlach acrescenta mais de 2787 metros quadrados de espaços para exposições especiais. Por outro lado, o Gundlach inverte “o modelo tradicional do museu de arte como uma instalação opaca, criando uma grande porosidade entre interior e exterior”. A estrutura gera espaços expositivos altamente flexíveis para apresentar arte contemporânea e moderna de todas as escalas e mídias. Conectado ao resto do campus, e mais particularmente ao Robert and Elisabeth Wilmers Building, projetado por E. B. Green e originalmente construído em 1905, o Gundlach assume uma estrutura de paredes de vidro projetada pelo OMA, a John J. Albright Bridge que liga os dois edifícios em questão.
Outros edifícios existentes no local receberam atualizações e melhorias, como o neoclássico Wilmers, que ganhou uma nova cobertura, e o Seymour H. Knox, projetado por Gordon Bunshaft e concluído em 1962, que contará com uma galeria de 185 metros quadrados, cinco estúdios em forma de sala de aula, um auditório de 350 lugares e um novo restaurante.
Tem sido incrível testemunhar nossa visão coletiva para o Buffalo AKG tomar forma em um campus e cidade cultural e historicamente significativos, [...] O projeto foi concebido para conectar arte, natureza e pessoas, fornecendo novos acessos e transparências. Estamos entusiasmados em ver o campus ganhar vida na medida em que recebe novas atividades e estabelece diálogos com comunidades globais e locais.-- Shohei Shigematsu, sócio, OMA New York.
Como parte de uma visão para regenerar o oeste de Nova York, a governadora Kathy Hochul explica que “a expansão do Buffalo AKG Art Museum é um projeto transformador que fornecerá um impulso significativo para o futuro de Buffalo”. Conseguindo arrecadar aproximadamente $ 195 milhões para a construção e $ 35 milhões para operar fundos de doação, o projeto foi responsável pelo o que logo se tornou a maior campanha de arrecadação de fundos para uma instituição cultural na história do oeste de Nova York.
“A visão para este projeto é criar um museu que possa servir como uma plataforma para a expressão humana e um recurso cultural para todos em nossa comunidade [...] A diretoria do Buffalo AKG está constantemente avaliando o papel do museu na rápida mudança em que vivemos atualmente e a melhor forma de contribuir e fazer parceria com outras pessoas para o bem público.” — Presidente do Conselho, Alice Jacobs.